domingo, 24 de agosto de 2008

Oie...

Aí vão alguns sites sobre biodiesel para quem quiser saber um pouco mais...

- http://www.biodiesel.gov.br/

- http://www.biodieselbr.com/

- http://www.biodieselbrasil.com.br/

**************************************************

Biodiesel

O biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

As vantagens

É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel; é constituído por carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés da fóssil, desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, zerando assim o balanço de massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas; contribui para a geração de empregos no setor primário, com isso, evita o êxodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país; com a incidência de petróleo em poços cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospecção, o que torna cada vez mais onerosa a exploração e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo então a necessidade de se explorar os recursos da superfície, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratégica no sector primário; nenhuma modificação nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessária para misturas de biodiesel com diesel de até 20%, sendo que percentuais acima de 20% requerem avaliações mais elaboradas do desempenho do motor.

Desvantagens

Não se sabe ao certo como o mercado irá assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produção do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerina gera acroleína, produto suspeito de ser cancerígeno.
No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais que são importantes bolsões de biodiversidade. Muitas espécies poderão deixar de existir em consequência do avanço das áreas agrícolas, entre as espécies, podemos citar o orangotango ou o rinoceronte de Sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.
A produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode ocasionar a destruição da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicação de espécies e o possível aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malária.
O balanço de CO2 do biodiesel não é neutro se for levado em conta a energia necessária à sua produção, mesmo que as plantas busquem o carbono à atmosfera: é preciso ter em conta a energia necessária para a produção de adubos, para a locomoção das máquinas agrícolas, para a irrigação, para o armazenamento e transporte dos produtos.
Cogita-se a que poderá haver uma subida nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção de biodiesel. Como exemplo, pode-se citar alguns fatos ocorridos em Portugal, no início de Julho de 2007, quando o milho era vendido a 200 euros por tonelada (152 em Julho de 2006), a cevada a 187 (contra 127), o trigo a 202 (137 em Julho de 2006) e o bagaço de soja a 234 (contra 178).

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel

sábado, 23 de agosto de 2008

* Biodiesel *

Oie...

1~> Quando e onde surgiu o biodiesel?
R~> O biodiesel já é conhecido desde o ínicio do século passado, principalmente na Europa.Segundo registros históricos, o Dr. Rudolf Diesel desenvolveu o motor diesel, em 1895, tendo levado sua invenção à mostra mundial em Paris, em 1900, usando óleo de amendoim como combustível.

2~> Qual é a experiência brasileira em biodiesel?
R~> O Brasil já foi detentor de uma patente para fabricação de biodiesel, registrada a partir de estudos, pesquisas e testes, nos anos de 1970.Essa patente acabou expirando, sem que o país adotasse o biodiesel, mas a experiência ficou e se consolidou ao longo do tempo.Progressos crescentes vêm sendo feitos por meio de grande diversidade de tecnologias disponíeis no país.Há empresas que já produzem o biodiesel, para diversas finalidades.Concluindo que o Brasil possui experiência suficiente para produzir biodiesel em escala comercial.

3~> Qual a vantagem econômica do biodiesel para o Brasil?
R~> Permite a econômia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel, reduz a poluição ambiental, gera alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas e, assim, promover a inclusão social.

4~> Quais as vantagens ambientais de o Brasil produzir e usar biodiesel?
R~> Diante de sua expressiva capacidade de redução da emissão de diversos gases causadores do efeito estufa, como gás carbonico e enxofre.Melhorar as condições ambientais, pricipalmente nos centros metropolitanos, também significa evitar gastos do governo e da população no combate aos males da poluição, estimados em cerca de R$ 900 milhões anuais.

5~>Ps-As minhas perguntas eram 3 e 6..








6~>Pesquise outras fontes possíveis de serem usadas na fabricação de biodiesel.
R~>Outras fontes são :
~> Soja
~> Mamona
~> Feijão
~> Sebo bovino



Ps: professora, eu (gabrielle) não pude me reunir com o grupo devido as minhas sessões de fisioterapia; apenas postei as informações que me passaram e fiz uma postagem extra sobre biodiesel logo acima...