domingo, 28 de setembro de 2008

Muitas coisas para saber...

oie...

O lixo e seu destino...

domiciliar...
proveniente das casas e pode ser "seco" (reciclável) ou "molhado" (orgânico ou não-reciclável)
Poder ser reciclável (seco) ou ir para composteira (molhado), porém menos de 1% desse lixo é reciclado e,ao invés, é todo jogado nos lixões ou aterros sanitários.

industrial...
vêm do setor industrial e pode ser muito variado: sólido, líquido ou gasoso.
pode ser reciclado, ou precisa de tratamento (quando for tóxico) para não contaminar o local.

Público...
Basicamente composto por folhas e lixo de feiras, pode seguir com a composteira ou a reciclagem (quando for inorgânico).

Espacial...
Formado por restos de naves espaciais,lixos espaciais, restos de satélites,etc.Que giram duante anos na órbita da Terra e depois caem nesta, mas na maioria das vezes,não chega ao solo, por se desfragmentar ao passar pela cam,ada atmosférica.

Nuclear...
Proveniente de atividades com radiação.
Esses lixos PRECISAM passar por tratamentos especiais, onde o lixo perde a radioatividade e pode ir para o lixão/aterro sanitárioi, ou mesmo, ser reciclado.

Hospitalar...
Vêm de hospitas e pode ser: infectante (órgãos,tecidos,sangue,etc), especiais (máquinas com radioatividade) ou comuns (da parte administrativa).Precisa de um tratamento para ser esterilizado e não vir a contaminar ninguém,depois seu caminho,geralmente, é o lixão.

Isopor...

é uma espuma formada a partir de derivados do petróleo (poliestireno expandido).Mais de 97 % de seu volume e constituído de ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável.Os corpos são moldados com densidades variando entre 20 a 25 Kg/m³ , onde densidades maiores ou menores podem ser utilizadas para casos específicos.É 100% reciclável, totalmente neutro, não liberando resíduos ou efluentes tóxicos, não produz nem libera CFC e tem excelente equilíbrio energético. Porém não é biodegradavel ! Leva ,em média, 400 anos para se decompor no meio ambiente.

Razões para apoiar a reciclagem...

1-> Melhora a qualidade de vida do homem, pois reduz a poluição.
2->Melhora a qualidade de vida do meio ambiente, pois grandes locais,onde seriam feitos lixões e etc são preservados.
3->Preserva a natureza,pela justificativa acima.
4->preserva a vida de pessoas que trabalham em lixões,arriscando suas vidas.
5->Um projeto que deve ser cobrado do governo...

*desculpa o atraso...
Gabrielle M. P.
nº 09
8ºRB

sábado, 27 de setembro de 2008

O Isopor

O que é ?


O isopor - poliestireno expandido, é um plástico celular e rígido, que pode apresentar numa variedade de formas e aplicações. Apresenta-se como uma espuma moldada, constituída por um aglomerado de grânulos.
O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo a camada de ozônio. Porém atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Nas instalações dos produtores de isopor, a matéria prima é sujeita a um processo de transformação física, não alterando as suas propriedades químicas. Esta transformação processa-se em três etapas :
a) A pré-expansão
A expansão do poliestireno (PS) expansível é efetuada numa primeira fase num pré-expansor através de aquecimento por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezes maior do original. Daí resulta um granulado de partículas de isopor constituídas por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.
b) O armazenamento intermediário
O armazenamento é necessário para permitir a posterior transformação do isopor. Durante esta fase de estabilização, o granulado de isopor arrefece o que cria uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circundante.
c) A moldagem
O granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar.
Para fabricar placas para a Construção Civil produzem-se blocos de isopor em grandes moldes paralepipédicos.
Para fabricar moldados em isopor, o granulado é insuflado para dentro de moldes com a conformação das peças pretendidas.
A escolha do tipo de matéria prima e a regulação do processo de fabricação, permitem a obtenção de uma ampla gama de tipos de isopor, com diversas densidades, cujas características se adaptam às aplicações previstas.

Mariana Zanuto Mattar 8°Rb Nº26

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

1) Quanto à sua origem (fontes geradoras)

  • Domiciliar (residências).
  • Comercial (é o que pode conter a maior porcentagem de resíduos recicláveis, dependendo do tipo de estabelecimento. Se for um restaurante, por exemplo tem potencialidade para a compostagem e se for um escritório, tem grande quantidade de papéis e, portanto, serem destinados para a reciclagem).
  • Público (varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, etc).
  • Industrial.
  • Hospitalar ou de serviços de saúde.
  • Agrícola.
  • Portos, aeroportos e terminais rodoviários ou ferroviários.
  • Entulho (construção civil).

2) Quanto à sua composição química

Orgânico: (ou biodegradável): restos de alimentos, cascas de frutas, de legumes e de ovos, cabelos, podas de jardim, excremento de animais etc.

Inorgânico:

a) Reciclável

b) Não reciclável

Obs.: Os resíduos inorgânicos, de certa forma, também são biodegradáveis, mas apresentam diferentes velocidades de degradação – ver degradação do lixo)

3) Quanto à periculosidade que oferecem:
Classe I (perigosos)

Apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, pois podem ser corrosivos, inflamáveis, reativos, tóxicos ou patalógicos. Exemplos: resíduos hospitalares, industriais e agrícolas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos vencidos, embalagens de produtos químicos em geral (inclusive de limpeza pesada e inseticidas), restos de tintas e solventes, etc.

Classe II (não perigosos)
Classe II a (não inertes)

Podem ter propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade. Não apresentam perigo ao homem ou ao meio ambiente, porém não são inertes. Exemplos: a maioria dos resíduos domésticos, sucatas de materiais ferrosos e não ferrosos, embalagens de plástico etc..

Classe II b (inertes)

Não contêm nenhum constituinte solubilizável em concentração superior ao padrão de potabilidade das águas. Exemplos: entulhos de demolições como pedras, areias, concreto e outros resíduos como o vidro.

4) Uma classificação mais simplificada pode ser estabelecida simplesmente para a população identificar mais facilmente os resíduos:
Lixo especial

Aqueles que necessitam de coleta ou destino diferenciados, pois podem causar tanto impactos ambientais como problemas para a saúde pública.

Exemplos: Entulhos e resíduos perigosos.

Em todas as fontes geradoras podem existir diferentes tipos de resíduos. Por exemplo, em uma residência podem ser gerados tanto resíduos comuns como resíduos perigosos. Portanto, é fundamental que cada resíduo seja identificado e separado corretamente para que tenha tratamento e destinação adequados. E esta separação deve ser realizada na fonte geradora, ou seja, por cada um de nós (ver separação e destinação de resíduos).

Tipos de Lixo

Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas (domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde) ou aqueles gerados pela natureza, como folhas, galhos, terra, areia, que são retirados das ruas e logradouros pela operação de varrição e enviados para os locais de destinação ou tratamento. Também podemos definir lixo como: os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido, semi-sólido ou semilíquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este líquido possa fluir livremente).

Como classificar o lixo?

São várias as formas possíveis de se classificar o lixo
  • por sua natureza física: seco e molhado
  • por sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica
  • pelos riscos potenciais ou meio ambiente
  • perigosos, não-inertes
Classe I - Perigosos

São os que apresentam riscos ao meio ambiente e exigem tratamento e disposição especiais, ou que apresentam riscos à saúde pública.

Classe II - Não-Inertes

São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

Classe III - Inertes

São os resíduos que não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo, são resíduos como restos de construção, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

Os resíduos compreendidos nas Classes II e III podem ser incinerados ou dispostos em aterros sanitários, desde que preparados para tal fim e que estejam submetidos aos controles e monitoramento ambientais.Os resíduos Classe I - Perigosos, somente podem ser dispostos em aterros construídos especialmente para tais resíduos, ou devem ser queimados em incineradores especiais. Nesta classe, inserem-se os resíduos da área rural, basicamente, as embalagens de pesticidas ou de herbicidas e os resíduos gerados em indústrias químicas e farmacêuticas.

Uma outra classificação dos resíduos pela origem, pode ser também apresentada: o lixo domiciliar, comercial, de varrição e feiras livres, serviços de saúde e hospitalares; portos, aeroportos e terminais ferro e rodoviários, industriais, agrícolas e entulhos. A descrição destes tipos é apresentada na sequência e a responsabilidade pelo seu gerenciamento é apresentada na Tabela a seguir.

uído por setores de alimentos (tais como, cascas de frutas, verduras etc.), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos.

Tipos de Lixo

Lixo doméstico

Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.

Lixo comercial

Gerado pelo setor terceiro (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.

Lixo industrial

Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

Lixo das áreas de saúde

Lixo das áreas de saúde

Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

Limpeza pública

Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados

Lixo nuclear

Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.

O destino do lixo é (deve ser) diferente, de acordo com cada tipo de resíduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comum que se dá para qualquer resíduo no Brasil são os chamados “Lixões”. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras os resíduos ainda são jogados neste destino final. 13% dos municípios destinam seus resíduos a aterros sanitários e 17% em aterros controlados. Menos de 10% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva e reciclagem.

Esquema de um aterro sanitário
Esquema de um aterro sanitário

Destino do Lixo

Hoje em dia produzimos lixo domiciliar, comercial, de varrição e feiras livres, serviços de saúde e hospitalares, portos e aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários, industriais, agrícolas e entulhos.

O lixo domiciliar vem das residências, constituído por restos de alimentos (tais como, cascas de frutas, verduras etc.), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos. Hoje cada brasileiro produz em média quinhentos gramas de lixo por dia, e dependendo do lugar que mora e seu poder aquisitivo, pode chegar a mais de um quilo. Sua composição média é de vinte e cinco por cento de papel, quatro por cento de metal, três por cento de vidro, três por cento de plástico e sessenta e cinco por cento de matéria orgânica

O comercial é originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.. O lixo destes estabelecimentos e serviços tem um forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papéis toalha, papel higiênico etc...

O lixo público são aqueles originados dos serviços: de limpeza pública urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores etc.; de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens etc...

O lixo de serviços de saúde e hospitalar, se constitui dos resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. São produzidos em serviços de saúde, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde etc.. São agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios X etc.. Resíduos assépticos destes locais, constituídos por papéis, restos da preparação de alimentos, resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com os resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados como domiciliares.

O lixo municipal vem dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários constituem os resíduos sépticos, trazidos aos portos, terminais rodoviários e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação que podem veicular doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Também neste caso, os resíduos assépticos destes locais são considerados como domiciliares.

O lixo industrial é originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como, metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia, etc.. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico.

O lixo agrícola são resíduos sólidos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita, etc.. Em várias regiões do mundo, estes resíduos já constituem uma preocupação crescente, destacando-se as enormes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuária intensiva. Também as embalagens de agroquímicos diversos, em geral altamente tóxicos, têm sido alvo de legislação específica, definindo os cuidados na sua destinação final e, por vezes, co-responsabilizando a própria indústria fabricante destes produtos.

O entulho são resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações, etc... Ele é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.

Para onde vai o lixo

Todo esse lixo gerado tem um destino, ou seja: 76% do lixo coletado no país fica a céu aberto, ou seja, 182400 toneladas que é coletado por dia. O restante vai para aterros (controlados, 13%; ou sanitários, 10%), usinas de compostagem (0,9%), incineradores (0,1%) e uma insignificante parte é recuperada em centrais de reciclagem.

Entretanto, hoje, os Aterros Sanitários recebem aproximadamente 16.000 toneladas por dia de lixo domiciliar, praticamente bruto, que contribui para que sua vida útil se esgote de maneira muito rápida.

Aterro sanitário de Bauru
Aterro sanitário de Bauru


usina de compostagem da Vila Leopoldina
usina de compostagem da Vila Leopoldina


Incinerador de produtos químicos.
Incinerador de produtos químicos.

O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais organicos.

O QUE É ISOPOR E COMO É FABRICADO: O isopor

O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido.

A marca Isopor tornou-se sinônimo genérico deste poliestireno expandido.

Este tem um baixo peso específico.
Mais de 97 % de seu volume e constituído de ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é sem dúvida um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de - 70° a 80° Centígrados.

Normalmente, os corpos são moldados com densidades variando entre 20 a 25 Kg/m³ , onde densidades maiores ou menores podem ser utilizadas para casos específicos.

O poliestireno expandido é um elemento com características especiais:
alta resistência à compressão, à vibração mecânica, baixa condutibilidade térmica e baixa absorção de água e umidade, além de resistência à difusão do vapor e excelente elasticidade.

É 100% reciclável, totalmente neutro, não liberando resíduos ou efluentes tóxicos, não produz nem libera CFC e tem excelente equilíbrio energético. Porém não é biodegradavel !

Servem para fazer maquetes e diversos trabalhos artesanatos!

IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PRA O HOMEM E PARA O MEIO AMBIENTE!

-Separando todo lixo produzido em residências. Pois estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias.
- Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.
-
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
-Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
-reciclar poupa a poluição do meio ambiente como um todo.

Faça sua parte!!




ISOPOR

Do que é feito o isopor?


Trata-se de um material sintético que constitui marca registrada da empresa alemã Basf. Ele é feito de um polímero - conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas - do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno). Há, porém, uma diferença: essas bolhas tornam o isopor 30 vezes mais leve que o poliestireno comum. Sua expansão é provocada pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta em até 50 vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores. Mais de 97% do volume do isopor é constituído de ar, o que dá ao material a propriedade de isolante térmico. O nome do produto em inglês, styrofoam, também é uma marca registrada, só que da empresa americana Dow Chemical, que o introduziu no mercado em 1954, após ele ter sido inventado pelo químico Ray McIntire.


Como é feito o isopor?

A transformação processa-se em três etapas: ·

a) A pré-expansãoA expansão do poliestireno (PS) expansível é efetuada numa primeira fase num pré-expansor através de aquecimento por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezes maior do original. Daí resulta um granulado de partículas de isopor constituídas por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.


b) O armazenamento intermediárioO armazenamento é necessário para permitir a posterior transformação do isopor. Durante esta fase de estabilização, o granulado de isopor arrefece o que cria uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circundante.


c) A moldagemO granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar. Para fabricar placas para a Construção Civil produzem-se blocos de isopor em grandes moldes paralepipédicos. Para fabricar moldados em isopor, o granulado é insuflado para dentro de moldes com a conformação das peças pretendidas. A escolha do tipo de matéria prima e a regulação do processo de fabricação, permitem a obtenção de uma ampla gama de tipos de isopor, com diversas densidades, cujas características se adaptam às aplicações previstas.

LIXO DE CLASSE 1,2e3

Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Classe 2 - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

Classe 3 - Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

CONCLUSÃO DO DOCUMENTARIO:

"Uma vez que o lixo gera dinheiro passa fomo quem quer" foi o que disse uma catadora de lixo.O Brasil produz cerca de 6 MILHÕES de garrafas pets e só 20%delas são recicladas ,o governo é quem deveria bancar tudo e construir os depositos para a reciclagem não só de pets mas de outros materias que podem se transforma em coisas bastante uteis.

também existe um outro problema com o lixo que pode ser mas não é reciclado ,os garis ,trabalham duro carregam toneladas de lixo só até o início da tardee ganham tão pouco que é como se fosse um trabalho escravo .eles ganham apenas r$400,00 INCLUINDO VALES E CONVENIO.

O lixo concerteza é um desafio que temos que entender e tentar superar e vencer.viva a reciclagem e o reaproveitamento....

IMPORTANCIA DO LIXO :


PARA O HOMEM-não encontrei nada significante!!


PARA A NATUREZA- tirando que se lixo não for uma matéria que pode ser utilizada nacompostagem ou na adubação não tem outra importância.



Letícia de Oliveira nº21 8ºrb

Lixo

Tipos de Lixo ..


Lixo Doméstico :



Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.





Lixo Comercial :



Gerado pelo setor terceiro (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.



Lixo Industrial :









Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.





Lixo das áreas de saude ( hospitalar) :








Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.





Lixo Público :





Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados









Lixo Nuclear :

















Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.




A maioria do lixo é destinada ao lixão .. porem ele pode ter outros destinos como :

Aterro Sanitário

Córregos e Terrenos Baldios ( uma maneira TOTALMENTE errada )

Mariana Zanuto Mattar n°26 8°RB


sábado, 20 de setembro de 2008

Usina termoelétrica e Usina Hidrelétrica

Usina termoelétrica...

Usina termoelétrica, é uma usina que produz energia pela queima do carvão, óleo combustível ou gás natural em uma espécie de caldeira, feita para isso.

Funcionamento...

A caldeira é grande e contem muitas tubulações dispostas numa fornalha,no seu exterior é feita a queima do combustível liberando energia térmica. Na tubulação circula água que se aquece com a absorção do calor. Com o seu aquecimento a água passa do estado líquido para o estado de vapor e como a caldeira é fechada, a energia no vapor vai se acumulando, aumentando a temperatura e a pressão. Após isso, o vapor é levado à turbina que transformará a energia térmica em energia mecânica, ou seja, a energia do vapor faz girar o eixo da turbina que está solidamente ligado ao gerador que é ligado, produzindo energia elétrica. Esta energia vai para um transformador que ajusta as características de tensão e corrente, que é enviada através de uma linha até os consumidores.

Vantagens...

O gás natural é muito versátil, sendo assim menos poluente que os combustíveis derivados de petrólio e carvão.Porém a principal vantagem, é a de poder ser construída nos locais mais necessários, sem precisar de linhas de transmissão, diminuindo custos.

Desvantagens...

O alto valor do combustível e fatores relacionados ao meio ambiente (dependendo do combustível), como poluição do ar,etc.

..........................................................................................................................................................................

Usina Hidrelétrica...

usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico que tem por finalidade, produzir energia através da água.

Funcionamento...

A energia hidráulica (da água) é transformada em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que é convertida em energia elétrica através de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para linhas de transmissão que é ligada à rede de distribuição.

Vantagens...

É mais barata que outras formas, como energia nuclear.Produz menos riscos ambientais,se comparada a do petróleo ou a do carvão.

Desvantagens...

Mesmo não produzindo menos riscos ambientais, esses ainda são preocupantes, tais como alargamento dos rios(destruindo a vegetação e prejudicando a vida de animais que ali moravam), aumento do volume dos rios (provocando alagamentos, que resultam na consequência já citada), em alguns casos, mudando o curso de rios (causando impactos irreversíveis).

Gabrielle M. P.
nº 09
8ºRB

Usinas Hidroelétricas

O que é ?

Sao industrias que usam a energia obtida através da força da agua.

Como funciona ?

Em uma instalação hidrelétrica, a barragem represa as águas de um rio formando um reservatório. Esta água represada é conduzida por meio de tubulações até uma turbina (roda com pás).
A energia potencial, existente entre o nível do reservatório antes da barragem e o nível do rio após a barragem transforma-se em energia cinética, através da água que faz girar a turbina.
A turbina está ligada por um eixo a um gerador de energia elétrica que, que conseqüentemente, também entra em movimento. No gerador a energia cinética, ou energia mecânica, é transformada em energia elétrica.
A energia elétrica produzida vai para uma subestação de onde é transmitida para os centros de consumo.
As turbinas, em função da sua forma, podem ser de 3 tipos: Kaplan, Francis e Pelton. A escolha do tipo depende da altura da queda d’água e do regime de operação da usina.
O gerador é composto de um rotor (imã), que gira no interior de uma bobina (estator), provocando o aparecimento de uma corrente elétrica.
Etapas :


1. Reservatório ou lago: Surge quando a água do rio é represada pela construção de uma barragem.


2. Barragem: É uma estrutura construída no leito de um rio, permitindo acumular água. Pode ser de terra, enrocamento, alvenaria ou concreto.


3. Vertedouro: Permite o controle do nível da água do reservatório, principalmente em períodos de cheias. Pode ter ou não comportas.


4. Tomada d’água: É a estrutura que permite a condução da água do reservatório para adução das turbinas. Equipada com comportas de fechamento e grades de proteção.


5. Conduto Forçado: É a canalização que conduz água, sob pressão, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrâneos.


6. Casa de Força: Local de onde se opera a usina e estão localizados os grupos turbo-geradores e auxiliares.


7. Canal de Fuga: Local de saída da água após movimentar as turbinas.


8. Subestação: Recebe a energia elétrica gerada na usina, transformando-a em alta tensão, para que possa ser transportada pelas linhas de transmissão a grandes distâncias.


9. Turbina: É uma roda com pás. A água faz a turbina girar ao atingi-la, transformando energia hidráulica em energia mecânica.


10. Gerador: Está acoplado mecanicamente à turbina. A energia mecânica disponível no eixo da turbina é transformada em energia elétrica pelo gerador.


VANTAGENS E DESVANTAGENS :

Vantagens :

É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)

Desvantagens :

Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc) Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiõesContribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

Mariana Zanuto Mattar .... n °26 8°RB

Usina Termoelétrica

O que é a usina termoelétrica ?

Usina Termoelétrica ou Usina TermelétricaPB é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável

Como ela funciona??

Geralmente algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na câmara de combustão, com o ar que foi aumentado sua pressão através de um compressor axial anteposto a camara e interligado à turbina provinea mistura para a queima da combustão.Com grande pressão(compressor)+ grande temperatura(camara de combustão) essa união é 'levada' a turbina sendo transformado em potência de eixo fazendo assim o giro da turbina"neste caso TG-Turbina a gás".Dos gases provenientes da turbina, ou seja, os gases de exaustão são direcionados a uma caldeira de recuperação de calor que pode ser aquatubular ou flamotubular.Em se tratando da Aquatubular:a água passa por dentro das serpentinas "interno da caldeira por vários estágios- Evaporador, economizador e superaquecedor trocando calor com estes gases de exaustão criando assim uma grande massa de vapor que então será direcionado a uma turbina à Vapor. Essa água pode provir de um rio, lago ou mar, dependendo da localização da usina.
O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um Gerador que gera eletrecidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo.

Vantagens e Desvantagens ..

VANTAGENS:

A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

DESVANTAGENS:

Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.

Mariana Zanuto Mattar ....nº26 8ºRB

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Usinas termo- elétricas

As Usinas Termo-Elétricas mais conhecidas como Usinas Térmicas são as preferidas no mundo todo, pela sua versatilidade. São de construção simples e rápida, podem ser instaladas junto aos centros de consumo e dispensam Linhas de Transmissão de longo percurso.

Nos países de primeiro mundo, cerca de 70% da energia elétrica é produzida em usinas desse tipo.

O custo de produção do kilowatt é maior que o de uma usina hidro-elétrica porém bem menor que o de uma usina nuclear.

Chamam-se Termo-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade.




1 A Energia Elétrica é produzida por um Gerador.
2 O Gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina.
3 A Turbina é movida por um Jato de Vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é jogado fora na atmosfera.
4 O Vapor é produzido por um Caldeira.
5 A Caldeira é Aquecida com a queima de óleo combustível. A queima do óleo vai poluir o meio ambiente.

Geralmente algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na câmara de combustão, com o ar que foi aumentado sua pressão através de um compressor axial anteposto a camara e interligado à turbina provinea mistura para a queima da combustão.Com grande pressão(compressor)+ grande temperatura(camara de combustão) essa união é 'levada' a turbina sendo transformado em potência de eixo fazendo assim o giro da turbina"neste caso TG-Turbina a gás".Dos gases provenientes da turbina, ou seja, os gases de exaustão são direcionados a uma caldeira de recuperação de calor que pode ser aquatubular ou flamotubular.Em se tratando da Aquatubular:a água passa por dentro das serpentinas "interno da caldeira por vários estágios- Evaporador, economizador e superaquecedor trocando calor com estes gases de exaustão criando assim uma grande massa de vapor que então será direcionado a uma turbina à Vapor. Essa água pode provir de um rio, lago ou mar, dependendo da localização da usina.

O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um Gerador que gera eletrecidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.

Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. Uma das vantagens desse tipo de instalação é a possibilidde de localização próxima aos centros consumidores, diminuindo a extensão das linhas de transmissão, minimizando as perdas de energia que podem chegar até a 16%.

Vantagens

A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.

O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

Desvantagens

Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.


Usina hidrelétrica

A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação.

Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.

Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas.

Primeiramente, capta-se água em um reservatório. Então, ela é conduzida sob pressão por tubulações forçadas até a casa de máquinas, onde estão instaladas as turbinas e os geradores. A turbina, sucessora das antigas rodas d’água, é formada por um rotor ligado a um eixo. A pressão da água sobre as pás do rotor da turbina produz um movimento giratório do eixo da turbina, transformando a energia hidráulica em um trabalho mecânico, que por sua vez aciona o gerador. O gerador é um equipamento composto por um eletroímã e por um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo, assim, a eletricidade, levada para o consumidor por meio das linhas de transmissão.

Desvantagens

Pode ocasionar mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes

Vantagens

A maior vantagem das usinas hidrelétrica é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.

Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.





Site que melhor informa sobre vantagens e desvantagens!

http://www.miniweb.com.br/Geografia/Artigos/hidrografia/Pausa%20para%20a%20Filosofia%20(Miscel%E2nea-Barsa-%5B02%5D%20As%20hidrel%E9tricas%20brasileiras).htm


ARIANE PRADO N° 1

Usinas Termelétricas e Hidrelétricas

Termelétrica

Como é?
Uma usina termelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que consiste em três etapas.
Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.
A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador elétrico.
Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.

Como Funciona:
A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - é que transforma a potência mecânica em potência elétrica.
A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.

Vantagens:
Além das já descritas , deve ser ressaltado o rendimento térmico do ciclo combinado, que proporciona a produção de energia elétrica com custos reduzidos.

Desvantagens:
Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais.Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa, chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera. O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incremento na construção de usinas termelétricas esse indicador chegará a 16 milhões.
As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis.


Hidrelétricas

Como é e como funciona:
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. Itaipu atualmente é a maior produtora de energia elétrica.
Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.
Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standby. Observe que não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada.

Vantagens:
A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.
Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.

Desvantagens:
Pode ocasionar mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes

Letícia de Oliveira-nº21-8°RB

sábado, 13 de setembro de 2008

Energia Eólica ..

Oque é a enegia eólica ??

É a energia que é gerada pelos ventos.Ela é uma alternativa nao poluente , capaz de atender desde os grandes centros urbanos até as pequenas povoações isoladas.

Como funciona ??

Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, uma moenda ou, em tempos mais modernos, um gerador de eletricidade.
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. Seu movimento ativa um eixo que está conectado ao gerador de eletricidade.



Resumo ..

A geração de energia elétrica atraves de turbinas é uma alternativa nao poluente.De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica , (ANEEL) "pequenas centrais eólicas podem atender a grandes parcelas do Sistema Integrado Nacional ,com ganhos na reduçao na emissao de poluentes pelas usinas termicas e diminuindo a necessidade da construçao de grandes reservatórios , além de reduzir o risco gerado pelas ocilações hídricas ".

De acordo com o Professor Jorge Antonio Vilas Ale , o Brasil tem condições favoráveis para investir e se direcionar, sem grandes dificuldades, para a Industria Eólica .
Porém a energia eólica é muito cara e é por isso que ela nao é usada apesar de ser uma ´´solução ´´.

Mariana Zanuto Mattar N°26 8ºRB
Resumo: "A força do vento" - Gerar energia através de turbinas eólicas é uma alternativa não poluente, que pode suprir as necessidades de energia de grandes centros urbanos.Para que a energia eólica tenha sucesso no país seria preciso somar alguns recursos especiais.São necessárias políticas de incentivo ás fontes renováveis e ao planejamento de longo prazo para o setor.Países com sucesso na exploração de energia eólica são: Dinamarca, Alemanha e Espanha!

Como funciona: "Energia eólica" - O VENTO ASSOBIA E GERA LUZ

A energia produzida pelos ventos se chama energia eólica. É a mais simples das formas de produção energética. Para conseguir energia elétrica através desse processo, é preciso levar grandes turbinas para lugares de muito vento: no alto das montanhas, nos desertos e nas praias. Existem também projetos para se colocar turbinas no meio do mar, em cima de plataformas. Essas turbinas parecem cataventos e lembram também moinhos.

Os moinhos, aliás, são um exemplo antigo de como a força do vento pode ser útil.

Com as modernas turbinas de energia eólica acontece a mesma coisa. Quando as hélices das turbinas rodam, o movimento produz energia elétrica, que fica armazenada em um gerador. Do gerador, a energia é transmitida por cabos e fios até os lugares onde ela vai ser consumida: casas, escolas, hospitais, fábricas, ruas, etc.

É assim que funciona a energia eólica: impulsionados pelos ventos, grandes "cata-ventos" giram; a força do ar é "aprisionada" por geradores, que por sua vez transformam a energia eólica em energia elétrica.

• Benefícios e desvantagens - A fonte eólica, como a nuclear, também não emite gases responsáveis pelo aquecimento global e sua tecnologia pode ser instalada em locais isolados.
Porém, é um sistema intermitente (se não tem vento, não tem energia) que necessita de uma complementação. Seja através de uma outra usina de outro tipo, seja pelo armazenamento da energia produzida em baterias.
O custo desta forma de geração ainda é muito alto principalmente devido a sua baixa eficiência.
Muitos ambientalistas questionam a poluição sonora provocada pelo movimento das hélices e os transtornos causados aos pássaros em migração. Além disso, os sistemas que utilizam baterias, também sofrem com o problema da deposição adequada deste material (fonte de ácidos e metais pesados altamente poluentes e nocivos ao meio ambiente) quando de sua substituição, principalmente se instalados em locais isolados.





__________________ Ariane Prado - n°1 - 8ºRB __________________________

quinta-feira, 11 de setembro de 2008


Segue a imagem do funcionamento de uma usina eólica:

Energia Eólica

Oie...

Resumo:

Energia eólica é uma fonte alternativa não poluente; que pode atender até grandes centros urbanos, além de localidades distantes das redes.
Além de reduzir a emissão de gazes poluentes, outra vantagem é a diminuição da "necessidade" de contruir grandes reservatórios e reduzir o risco gerados pelas oscilações hídricas.
O Brasil possui condições favoráveis para investir e se direcionar no mercado da indústria eólica, porém precisa de políticas de incentivo às fontes renováveis e, mais ainda, de um planejamento para o setor, de longo prazo, além de uma maior desenvolvimento científico e tecnologico.
Já foi construido uma turbina eólica de pequeno porte no Brasil, pelo Centro Tecnológico da PUC, em Porto Alegre, num prédio e conectado na rede elétrica, e tem como objetivo divulgar essa nova tecnologia e estudar sua viabilidade em prédios.

Esse é um mercado que vem crescendo cada dia mais!



Funcionamento de uma usina eólica

São grandes hélices (como cata-ventos), colocados em lugares altos e estratégicos, onde venta forte o tempo todo.

Processo:

Ovento passa pela hélice, onde é transformado em energia por um gerador, na casa de força, onde é levado a uma linha detransmissão que leva energia às casas.
(segue imagem acima).


Gabrielle M. Peres
Nº 09
8º RB

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

resumo da reportagem:

A energia elétrica pode ser derivada de usinas eolicas que é um "combustivel"não poluente,que diminui a NECESSIDADE da construção de reservatórios,reduz o grande risco gerado pelas ocilações hídricas e que pode atender de grandes centros urbanos a pequenas propriedades rurais e isoladas.
Segundo o professor Jorge Antônio(coordenador do centro de energia eólica)"o Brasil tem uma competencia na área de metal mecanica e elétrica o que significa que o país tem condições favoraveis para investir em uma usina eólica sem grndes dificuldades"
O centro tecnoplogico PUC instalou uma turbina eólica de pequeno porte em um prédio da área urbana,o objetivo é estudar a viabilidade da energia em prédios e publicar a existencia desse tipo de energia.
A presença de enegia de usinas eólicas no Brasil ainda é pequena,mas,a situação tende a mudar graças ao incentivo fiscal vigente,que pode despertar o interesse de empreendedores.
Tomara que assim continue e que todos os países aceitem essas usinas para que o NOSSO ar não fique pior.


Como funciona uma USINA EÓLICA:

As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade.São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos. É necessário que haja vento, de preferência fortes, o tempo todo.
No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
A grande vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição.


Letícia de Oliveira nº21 8°RB

sábado, 6 de setembro de 2008

RESPOTAS DA PÁGINA 27:

1)A empresa que recolhe o lixo de guarulhos, chama-se quitaúna, o aterro onde o lixo é jogado fica sutuado no bairro do Cabuçu.O lixo é recolhido pelos caminhões especializados da empresa, que fica na av: Rotary, 400- Itapegica.
Os dias em que a coleta passa são: terça, quinta e sábado.
Em média é recolhido 18 toneladas por caminhão, e no dia enchem 17 caminhões!!

2)O lixo é levado ao aterro, onde é compactado no solo, e lá passa por diversas drenagens, como por exemplo: drenagens de biogás, lixíviantes entre muitos outros!

3)Sim, há industrias que reciclam o lixo, como por exemplo: Reciclagem de materias do Cabuçu. LTDA. ME, entre muitas outras que conhecemos mas não há nome!!

4)

5)para que nós possamos melhorar o detino do lixo, é necessario que haja primeiramente uma conscientização das pessoas, de que a quantia excessiva de lixo pode nos causar diversos problemas.
[Resposta 1] Como funciona um aterro!




















































As partes básicas de um aterro, conforme mostrado na figura, são:

  • sistema de revestimento: separa o lixo e a lixívia subseqüente do lençol freático
  • células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
  • sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
  • sistema coletor de lixívia: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
  • sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
  • cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro

Cada uma dessas partes é projetada para tratar problemas específicos encontrados em um aterro. Ao abordar cada parte do aterro, vamos explicar como o problema é resolvido.


[Resposta 2 e 3] Construção do aterro e impactos ambientais (desvantagens)!

É essencial a existência de uma série de instalações e de infra-estruturas para que a exploração de um aterro ocorra da melhor forma possível. A unidade tem de possuir:

  • Vedações e portões, por forma a impedir a entrada de pessoas, e animais e a descarga clandestina de resíduos perigosos;
  • Á entrada do aterro deve existir uma báscula, por forma a pesar as viaturas de recolha dos RSU antes e depois de depositarem os como objectivo controlar a quantidade de lixo produzido pelas populações ao longo do tempo;
  • Instalação de abrigo para o guarda, com o objectivo de lhe permitir permanecer 24 horas/dia;
  • Instalações de apoio, que têm como objectivo proporcionar aos funcionários as melhores condições sociais e administrativas para poderem executar as funções que lhe
  • Unidade de lavagem dos rodados após deposição dos resíduos, por forma a evitar que pequenos resíduos sejam transportados para o exterior e que assim possam surgir possíveis contaminações.

Para que o aterro seja explorado correctamente é necessária a implantação de uma rede de drenagem de águas pluviais, uma rede de drenagem de águas lixíviantes, uma rede de drenagem de biogás e a realização de uma monitorização da qualidade das águas subterrâneas. É importante instalar uma rede de drenagem de águas pluviais, uma vez que o volume das águas lixíviantes que se acumula no interior dum aterro depende em grande parte da infiltração das águas pluviais. A implantação de uma rede de drenagem de águas lixíviantes tem como principal objectivo a diminuição de possíveis riscos, devido à sua elevada carga poluente.

O processo de degradação da fracção fermentável produz líquidos residuais, constituídos principalmente por matéria orgânica proveniente dos resíduos mais facilmente degradáveis e ácidos inorgânicos. Estas águas, por serem muito carregadas, devem ser sujeitas a pré-tratamento antes de serem encaminhadas para a rede de colectores municipais e tratadas posteriormente numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Num aterro é essencial que exista uma rede de drenagem de biogás para que haja uma minimização dos riscos provocados pela emissão de gases, isto porque no processo de degradação dos resíduos formam-se também produtos gasosos de origem aeróbia e anaeróbia.

A degradação aeróbia ocorre na parte superficial dos resíduos, é muito rápida e dá origem a uma mistura gasosa constituída por dióxido de carbono, amoníaco e água. A degradação anaeróbia ocorre nas camadas inferiores, é promovida pela compactação e cobertura dos RSU e dá origem ao biogás (constituído por cerca de 60% de metano e 40% de dióxido de carbono). O metano, por ser um gás menos denso que o ar, migra para a superfície. Esta sua migração em aterro pode produzir um mistura explosiva com o ar, quando se encontra numa proporção entre 5 e 15%. O biogás resultante da degradação dos resíduos pode ser aproveitado para a produção de electricidade para iluminação da área do aterro, uma vez que este continuará a ser produzido muitos anos após o seu encerramento.

Um dos motivos pelo qual o biogás deve ser queimado, para produção de electricidade por exemplo, é o facto deste ser um gás de estufa, ou seja, que vai contribuir para o agravamento do efeito de estufa.

Quando os resíduos são descarregados no aterro procede-se à sua compactação, por forma a promover a diminuição do volume ocupado pêlos resíduos. No final de cada dia é efectuada a cobertura dos RSU aí depositados, com o objectivo de diminuir os odores desagradáveis, diminuir o risco de incêndio, evitar o espalhamento de materiais e ainda impedir a aproximação dos vectores.


[Resposta 3] Vantagens e desvantagens!

Os aterros sanitários são um mal necessário, as vantagens é que o lixo não fica espalhado pelo ambiente, pois, são muito bem compactados, em contra partida, o acúmulo do lixo ajuda no efeito estufa, possui um odor desagradável, além de ser um perigo para lençóis d'águas e para o próprio ser humano que busca sua sobrevivência nesse ambiente. As desvantágens são muito maiores, por isso acredito em uma coleta seletiva inteligente e criativa, para isso será necessário uma consciência de união de pessoa e ambiente de forma harmoniosa.
















































O Novo Aterro


Localização


  • Localização :




  • Bairro do Cabuçu - Guarulhos / SP








  • Área total da gleba :




  • 413.000 m3








  • Componentes do sistema :




  • Aterro sanitário



    Aterro industrial para resíduos não perigosos



    Tratamento de líquidos percolados



    Unidades de apoio operacional



    Área reservada para triagem e reciclagem








  • Vida útil de 12 anos :




  • Aterro sanitário : 3.200.000 m3 = 2.800.000 t



    Aterro industrial : 280.000 m3 = 250.000 t








  • Operação :




  • Camadas com 0,40 m de espessura



    Cobertura diária com 0,340 m de terra



    Drenagem de gases e de águas pluviais



    Coleta e Tratamento de líquidos percolatos