sábado, 13 de setembro de 2008

Energia Eólica ..

Oque é a enegia eólica ??

É a energia que é gerada pelos ventos.Ela é uma alternativa nao poluente , capaz de atender desde os grandes centros urbanos até as pequenas povoações isoladas.

Como funciona ??

Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, uma moenda ou, em tempos mais modernos, um gerador de eletricidade.
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. Seu movimento ativa um eixo que está conectado ao gerador de eletricidade.



Resumo ..

A geração de energia elétrica atraves de turbinas é uma alternativa nao poluente.De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica , (ANEEL) "pequenas centrais eólicas podem atender a grandes parcelas do Sistema Integrado Nacional ,com ganhos na reduçao na emissao de poluentes pelas usinas termicas e diminuindo a necessidade da construçao de grandes reservatórios , além de reduzir o risco gerado pelas ocilações hídricas ".

De acordo com o Professor Jorge Antonio Vilas Ale , o Brasil tem condições favoráveis para investir e se direcionar, sem grandes dificuldades, para a Industria Eólica .
Porém a energia eólica é muito cara e é por isso que ela nao é usada apesar de ser uma ´´solução ´´.

Mariana Zanuto Mattar N°26 8ºRB

2 comentários:

Unknown disse...

As informações sobre o funcionamento de uma usina eólica ficaram muito superficiais!
Você pode muito mais!!
Beijos,
profa. Ekaterini

Unknown disse...

Eu já achei muito bom, principalmente as imagens que retrataram muito bem como funciona.