sexta-feira, 26 de setembro de 2008

ISOPOR

Do que é feito o isopor?


Trata-se de um material sintético que constitui marca registrada da empresa alemã Basf. Ele é feito de um polímero - conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas - do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno). Há, porém, uma diferença: essas bolhas tornam o isopor 30 vezes mais leve que o poliestireno comum. Sua expansão é provocada pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta em até 50 vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores. Mais de 97% do volume do isopor é constituído de ar, o que dá ao material a propriedade de isolante térmico. O nome do produto em inglês, styrofoam, também é uma marca registrada, só que da empresa americana Dow Chemical, que o introduziu no mercado em 1954, após ele ter sido inventado pelo químico Ray McIntire.


Como é feito o isopor?

A transformação processa-se em três etapas: ·

a) A pré-expansãoA expansão do poliestireno (PS) expansível é efetuada numa primeira fase num pré-expansor através de aquecimento por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezes maior do original. Daí resulta um granulado de partículas de isopor constituídas por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.


b) O armazenamento intermediárioO armazenamento é necessário para permitir a posterior transformação do isopor. Durante esta fase de estabilização, o granulado de isopor arrefece o que cria uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circundante.


c) A moldagemO granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar. Para fabricar placas para a Construção Civil produzem-se blocos de isopor em grandes moldes paralepipédicos. Para fabricar moldados em isopor, o granulado é insuflado para dentro de moldes com a conformação das peças pretendidas. A escolha do tipo de matéria prima e a regulação do processo de fabricação, permitem a obtenção de uma ampla gama de tipos de isopor, com diversas densidades, cujas características se adaptam às aplicações previstas.

LIXO DE CLASSE 1,2e3

Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Classe 2 - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

Classe 3 - Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

CONCLUSÃO DO DOCUMENTARIO:

"Uma vez que o lixo gera dinheiro passa fomo quem quer" foi o que disse uma catadora de lixo.O Brasil produz cerca de 6 MILHÕES de garrafas pets e só 20%delas são recicladas ,o governo é quem deveria bancar tudo e construir os depositos para a reciclagem não só de pets mas de outros materias que podem se transforma em coisas bastante uteis.

também existe um outro problema com o lixo que pode ser mas não é reciclado ,os garis ,trabalham duro carregam toneladas de lixo só até o início da tardee ganham tão pouco que é como se fosse um trabalho escravo .eles ganham apenas r$400,00 INCLUINDO VALES E CONVENIO.

O lixo concerteza é um desafio que temos que entender e tentar superar e vencer.viva a reciclagem e o reaproveitamento....

IMPORTANCIA DO LIXO :


PARA O HOMEM-não encontrei nada significante!!


PARA A NATUREZA- tirando que se lixo não for uma matéria que pode ser utilizada nacompostagem ou na adubação não tem outra importância.



Letícia de Oliveira nº21 8ºrb

Um comentário:

Unknown disse...

Letícia, a sua atividade ficou boa, porém, as suas conclusões sobre a impotância da reciclagem estão completamente erradas!!!
Pense bem sobre isso, acho que você não prestou muita atenção no filme!!
beijos
Profa. Ekaterini