domingo, 28 de setembro de 2008

Muitas coisas para saber...

oie...

O lixo e seu destino...

domiciliar...
proveniente das casas e pode ser "seco" (reciclável) ou "molhado" (orgânico ou não-reciclável)
Poder ser reciclável (seco) ou ir para composteira (molhado), porém menos de 1% desse lixo é reciclado e,ao invés, é todo jogado nos lixões ou aterros sanitários.

industrial...
vêm do setor industrial e pode ser muito variado: sólido, líquido ou gasoso.
pode ser reciclado, ou precisa de tratamento (quando for tóxico) para não contaminar o local.

Público...
Basicamente composto por folhas e lixo de feiras, pode seguir com a composteira ou a reciclagem (quando for inorgânico).

Espacial...
Formado por restos de naves espaciais,lixos espaciais, restos de satélites,etc.Que giram duante anos na órbita da Terra e depois caem nesta, mas na maioria das vezes,não chega ao solo, por se desfragmentar ao passar pela cam,ada atmosférica.

Nuclear...
Proveniente de atividades com radiação.
Esses lixos PRECISAM passar por tratamentos especiais, onde o lixo perde a radioatividade e pode ir para o lixão/aterro sanitárioi, ou mesmo, ser reciclado.

Hospitalar...
Vêm de hospitas e pode ser: infectante (órgãos,tecidos,sangue,etc), especiais (máquinas com radioatividade) ou comuns (da parte administrativa).Precisa de um tratamento para ser esterilizado e não vir a contaminar ninguém,depois seu caminho,geralmente, é o lixão.

Isopor...

é uma espuma formada a partir de derivados do petróleo (poliestireno expandido).Mais de 97 % de seu volume e constituído de ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável.Os corpos são moldados com densidades variando entre 20 a 25 Kg/m³ , onde densidades maiores ou menores podem ser utilizadas para casos específicos.É 100% reciclável, totalmente neutro, não liberando resíduos ou efluentes tóxicos, não produz nem libera CFC e tem excelente equilíbrio energético. Porém não é biodegradavel ! Leva ,em média, 400 anos para se decompor no meio ambiente.

Razões para apoiar a reciclagem...

1-> Melhora a qualidade de vida do homem, pois reduz a poluição.
2->Melhora a qualidade de vida do meio ambiente, pois grandes locais,onde seriam feitos lixões e etc são preservados.
3->Preserva a natureza,pela justificativa acima.
4->preserva a vida de pessoas que trabalham em lixões,arriscando suas vidas.
5->Um projeto que deve ser cobrado do governo...

*desculpa o atraso...
Gabrielle M. P.
nº 09
8ºRB

Nenhum comentário: