sábado, 20 de setembro de 2008

Usinas Hidroelétricas

O que é ?

Sao industrias que usam a energia obtida através da força da agua.

Como funciona ?

Em uma instalação hidrelétrica, a barragem represa as águas de um rio formando um reservatório. Esta água represada é conduzida por meio de tubulações até uma turbina (roda com pás).
A energia potencial, existente entre o nível do reservatório antes da barragem e o nível do rio após a barragem transforma-se em energia cinética, através da água que faz girar a turbina.
A turbina está ligada por um eixo a um gerador de energia elétrica que, que conseqüentemente, também entra em movimento. No gerador a energia cinética, ou energia mecânica, é transformada em energia elétrica.
A energia elétrica produzida vai para uma subestação de onde é transmitida para os centros de consumo.
As turbinas, em função da sua forma, podem ser de 3 tipos: Kaplan, Francis e Pelton. A escolha do tipo depende da altura da queda d’água e do regime de operação da usina.
O gerador é composto de um rotor (imã), que gira no interior de uma bobina (estator), provocando o aparecimento de uma corrente elétrica.
Etapas :


1. Reservatório ou lago: Surge quando a água do rio é represada pela construção de uma barragem.


2. Barragem: É uma estrutura construída no leito de um rio, permitindo acumular água. Pode ser de terra, enrocamento, alvenaria ou concreto.


3. Vertedouro: Permite o controle do nível da água do reservatório, principalmente em períodos de cheias. Pode ter ou não comportas.


4. Tomada d’água: É a estrutura que permite a condução da água do reservatório para adução das turbinas. Equipada com comportas de fechamento e grades de proteção.


5. Conduto Forçado: É a canalização que conduz água, sob pressão, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrâneos.


6. Casa de Força: Local de onde se opera a usina e estão localizados os grupos turbo-geradores e auxiliares.


7. Canal de Fuga: Local de saída da água após movimentar as turbinas.


8. Subestação: Recebe a energia elétrica gerada na usina, transformando-a em alta tensão, para que possa ser transportada pelas linhas de transmissão a grandes distâncias.


9. Turbina: É uma roda com pás. A água faz a turbina girar ao atingi-la, transformando energia hidráulica em energia mecânica.


10. Gerador: Está acoplado mecanicamente à turbina. A energia mecânica disponível no eixo da turbina é transformada em energia elétrica pelo gerador.


VANTAGENS E DESVANTAGENS :

Vantagens :

É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada;É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos(quedas d'água por exemplo)

Desvantagens :

Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc) Desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiõesContribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

Mariana Zanuto Mattar .... n °26 8°RB

Nenhum comentário: