sábado, 13 de setembro de 2008

Resumo: "A força do vento" - Gerar energia através de turbinas eólicas é uma alternativa não poluente, que pode suprir as necessidades de energia de grandes centros urbanos.Para que a energia eólica tenha sucesso no país seria preciso somar alguns recursos especiais.São necessárias políticas de incentivo ás fontes renováveis e ao planejamento de longo prazo para o setor.Países com sucesso na exploração de energia eólica são: Dinamarca, Alemanha e Espanha!

Como funciona: "Energia eólica" - O VENTO ASSOBIA E GERA LUZ

A energia produzida pelos ventos se chama energia eólica. É a mais simples das formas de produção energética. Para conseguir energia elétrica através desse processo, é preciso levar grandes turbinas para lugares de muito vento: no alto das montanhas, nos desertos e nas praias. Existem também projetos para se colocar turbinas no meio do mar, em cima de plataformas. Essas turbinas parecem cataventos e lembram também moinhos.

Os moinhos, aliás, são um exemplo antigo de como a força do vento pode ser útil.

Com as modernas turbinas de energia eólica acontece a mesma coisa. Quando as hélices das turbinas rodam, o movimento produz energia elétrica, que fica armazenada em um gerador. Do gerador, a energia é transmitida por cabos e fios até os lugares onde ela vai ser consumida: casas, escolas, hospitais, fábricas, ruas, etc.

É assim que funciona a energia eólica: impulsionados pelos ventos, grandes "cata-ventos" giram; a força do ar é "aprisionada" por geradores, que por sua vez transformam a energia eólica em energia elétrica.

• Benefícios e desvantagens - A fonte eólica, como a nuclear, também não emite gases responsáveis pelo aquecimento global e sua tecnologia pode ser instalada em locais isolados.
Porém, é um sistema intermitente (se não tem vento, não tem energia) que necessita de uma complementação. Seja através de uma outra usina de outro tipo, seja pelo armazenamento da energia produzida em baterias.
O custo desta forma de geração ainda é muito alto principalmente devido a sua baixa eficiência.
Muitos ambientalistas questionam a poluição sonora provocada pelo movimento das hélices e os transtornos causados aos pássaros em migração. Além disso, os sistemas que utilizam baterias, também sofrem com o problema da deposição adequada deste material (fonte de ácidos e metais pesados altamente poluentes e nocivos ao meio ambiente) quando de sua substituição, principalmente se instalados em locais isolados.





__________________ Ariane Prado - n°1 - 8ºRB __________________________

Um comentário:

Unknown disse...

Atividade realizada com sucesso Ariane!
Gostei!
Beijos,
Profa. Ekaterini