sábado, 6 de setembro de 2008

[Resposta 1] Como funciona um aterro!




















































As partes básicas de um aterro, conforme mostrado na figura, são:

  • sistema de revestimento: separa o lixo e a lixívia subseqüente do lençol freático
  • células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
  • sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
  • sistema coletor de lixívia: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
  • sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
  • cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro

Cada uma dessas partes é projetada para tratar problemas específicos encontrados em um aterro. Ao abordar cada parte do aterro, vamos explicar como o problema é resolvido.


[Resposta 2 e 3] Construção do aterro e impactos ambientais (desvantagens)!

É essencial a existência de uma série de instalações e de infra-estruturas para que a exploração de um aterro ocorra da melhor forma possível. A unidade tem de possuir:

  • Vedações e portões, por forma a impedir a entrada de pessoas, e animais e a descarga clandestina de resíduos perigosos;
  • Á entrada do aterro deve existir uma báscula, por forma a pesar as viaturas de recolha dos RSU antes e depois de depositarem os como objectivo controlar a quantidade de lixo produzido pelas populações ao longo do tempo;
  • Instalação de abrigo para o guarda, com o objectivo de lhe permitir permanecer 24 horas/dia;
  • Instalações de apoio, que têm como objectivo proporcionar aos funcionários as melhores condições sociais e administrativas para poderem executar as funções que lhe
  • Unidade de lavagem dos rodados após deposição dos resíduos, por forma a evitar que pequenos resíduos sejam transportados para o exterior e que assim possam surgir possíveis contaminações.

Para que o aterro seja explorado correctamente é necessária a implantação de uma rede de drenagem de águas pluviais, uma rede de drenagem de águas lixíviantes, uma rede de drenagem de biogás e a realização de uma monitorização da qualidade das águas subterrâneas. É importante instalar uma rede de drenagem de águas pluviais, uma vez que o volume das águas lixíviantes que se acumula no interior dum aterro depende em grande parte da infiltração das águas pluviais. A implantação de uma rede de drenagem de águas lixíviantes tem como principal objectivo a diminuição de possíveis riscos, devido à sua elevada carga poluente.

O processo de degradação da fracção fermentável produz líquidos residuais, constituídos principalmente por matéria orgânica proveniente dos resíduos mais facilmente degradáveis e ácidos inorgânicos. Estas águas, por serem muito carregadas, devem ser sujeitas a pré-tratamento antes de serem encaminhadas para a rede de colectores municipais e tratadas posteriormente numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Num aterro é essencial que exista uma rede de drenagem de biogás para que haja uma minimização dos riscos provocados pela emissão de gases, isto porque no processo de degradação dos resíduos formam-se também produtos gasosos de origem aeróbia e anaeróbia.

A degradação aeróbia ocorre na parte superficial dos resíduos, é muito rápida e dá origem a uma mistura gasosa constituída por dióxido de carbono, amoníaco e água. A degradação anaeróbia ocorre nas camadas inferiores, é promovida pela compactação e cobertura dos RSU e dá origem ao biogás (constituído por cerca de 60% de metano e 40% de dióxido de carbono). O metano, por ser um gás menos denso que o ar, migra para a superfície. Esta sua migração em aterro pode produzir um mistura explosiva com o ar, quando se encontra numa proporção entre 5 e 15%. O biogás resultante da degradação dos resíduos pode ser aproveitado para a produção de electricidade para iluminação da área do aterro, uma vez que este continuará a ser produzido muitos anos após o seu encerramento.

Um dos motivos pelo qual o biogás deve ser queimado, para produção de electricidade por exemplo, é o facto deste ser um gás de estufa, ou seja, que vai contribuir para o agravamento do efeito de estufa.

Quando os resíduos são descarregados no aterro procede-se à sua compactação, por forma a promover a diminuição do volume ocupado pêlos resíduos. No final de cada dia é efectuada a cobertura dos RSU aí depositados, com o objectivo de diminuir os odores desagradáveis, diminuir o risco de incêndio, evitar o espalhamento de materiais e ainda impedir a aproximação dos vectores.


[Resposta 3] Vantagens e desvantagens!

Os aterros sanitários são um mal necessário, as vantagens é que o lixo não fica espalhado pelo ambiente, pois, são muito bem compactados, em contra partida, o acúmulo do lixo ajuda no efeito estufa, possui um odor desagradável, além de ser um perigo para lençóis d'águas e para o próprio ser humano que busca sua sobrevivência nesse ambiente. As desvantágens são muito maiores, por isso acredito em uma coleta seletiva inteligente e criativa, para isso será necessário uma consciência de união de pessoa e ambiente de forma harmoniosa.
















































2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As informações sobre o Aterro Sanitàrio estão ótimas!
Gostei!
Beijos,
profa. Ekaterini