Oie...
Resumo:
Energia eólica é uma fonte alternativa não poluente; que pode atender até grandes centros urbanos, além de localidades distantes das redes.
Além de reduzir a emissão de gazes poluentes, outra vantagem é a diminuição da "necessidade" de contruir grandes reservatórios e reduzir o risco gerados pelas oscilações hídricas.
O Brasil possui condições favoráveis para investir e se direcionar no mercado da indústria eólica, porém precisa de políticas de incentivo às fontes renováveis e, mais ainda, de um planejamento para o setor, de longo prazo, além de uma maior desenvolvimento científico e tecnologico.
Já foi construido uma turbina eólica de pequeno porte no Brasil, pelo Centro Tecnológico da PUC, em Porto Alegre, num prédio e conectado na rede elétrica, e tem como objetivo divulgar essa nova tecnologia e estudar sua viabilidade em prédios.
Esse é um mercado que vem crescendo cada dia mais!
Funcionamento de uma usina eólica
São grandes hélices (como cata-ventos), colocados em lugares altos e estratégicos, onde venta forte o tempo todo.
Processo:
Ovento passa pela hélice, onde é transformado em energia por um gerador, na casa de força, onde é levado a uma linha detransmissão que leva energia às casas.
(segue imagem acima).
Gabrielle M. Peres
Nº 09
8º RB
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A sua resposta sobre o produção da energia eólica está muito fraca.
Você pode mais!
Professora Ekaterini
Postar um comentário